quarta-feira, 11 de abril de 2007

Entrevista do dia 10 de abril - Rafael Werkema

O 'Entrevista com o Mercado' trouxe um recém-formado para dar o panorama do mercado de trabalho. Rafael Werkema foi o convidado da hora. Seu contato é rwerkema@uol.com.br.

Werkema formou-se pela Universidade Fumec em 2005 e teve publicada sua monografia pela Editora Fumec, iniciativa pioneira da instituição. O título do trabalho, elaborado em co-autoria com a jornalista Renata Quintão, é "Jornal Laboratório: uma proposta editorial crítica". O jornalista também tem um curso técnico de design gráfico pelo Inap.

Ainda durante o curso, Werkema foi monitor do Laboratório de Produção Gráfica e posteriormente monitor do Laboratório de Jornalismo Impresso. O jornalista ficou no comando do jornal O Ponto até sua formatura.

Enquanto foi monitor do jornal, Werkema amealhou os prêmios de melhor jornal laboratório do Brasil na 12ª Expocom (2005, no Rio de Janeiro) e também o melhor jornal laboratório da América Latina na 3ª Expocom Sur (2006, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia). O jornal levou também o prêmio PQN de Ouro de melhor jornal laboratório de Minas Gerais, quando recebeu votação de 80% dos profissionais de comunicação do estado. O concurso foi promovido pela revista e newsletter Pão de Queijo Notícias.

No mercado, o jovem jornalista trabalhou como estagiário de comunicação no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e também no setor de comunicação da matriz da transportadora Jamef, local o qual o contratou quando de sua formatura. Atualmente, é o assessor de comunicação do mesmo CRESS que o empregou como estagiário.

Veja abaixo o vídeo (1) da entrevista com Werkema.



E o vídeo (2) de quem esteve presente na palestra.



Para completar, o troféu "Joinha" para o mais assíduo nas palestras da disciplina 'Entrevista com o Mercado', Frederico Mesquita. Confira o vídeo (3) abaixo.



Semana que vem, o convidado será o jornalista Daniel Antônio, apresentador do programa "Livro Aberto", da Rede Minas. O tema da entrevista será TV, jornalismo cultural e literatura. Portanto, se tiver perguntas, dúvidas ou sugestões, poste nos comentários do blog e/ou traga-as na próxima aula, impreterivelmente na terça-feira, dia 17 de abril, a partir das 9h30.

(1) Por Daniel Gomes
(2 e 3) Por Henrique Lisboa

* Foto por Daniel Gomes

5 comentários:

Ernane disse...

Ow.. legal nê?!

Anônimo disse...

Heuuul!

Anônimo disse...

Não é porque o Werkema é meu amigo não, mas esse menino vale ouro!

Henrique Lisboa disse...

Náo é porque o Werkema é amigo do Daniel, nem porque o Fred vai em todos as entrevistas com o mercado, nem muito menos porque ele é um típico representante de vendas da Herbalife, nem porque o Ernane fica fazendo esse som esquisito com a boca ("heeeul) e mostrando a língua levemente contraida, não é porque o Fabrição é engraçado não, não é porque o jornalismo morreu, mas ouvir a palestra do Rafael Werkema deu uma vontade DANADA de trabalhar e ser bom no que a agente faz. Vamos que vamos. Há braços.

Anônimo disse...

Eu concordo com o que o Henrique disse. Na minha opinião a palestra foi extremamente motivadora, apesar de tantos problemas enfrentados atualmente pelo jornalismo em geral e por seus profissionais. Acho isso... mesmo sendo uma pessoa um tanto quanto distraída... tão distraída que não percebeu que (justamente no momento em que resolveu arrumar uma unha quebrada) foi filmada... e pior, o produto do mico ainda foi pro blog...Affffff!! Jornalista sofre viu! Eu hein! hehehehe